Skip to main content

O Clubhouse é a nova rede social do momento!!!

Ela ganhou popularidade nas últimas semanas e muitas pessoas começaram a aderir. Até o momento, ele é exclusivo para iPhones (sistema IOS) e não tem previsão de lançamento para Androids.

Outro fator que torna o app mais restrito é que ele só permite o cadastramento por meio de convites.

O que é o Clubhouse e como funciona?

O Clubhouse é um aplicativo exclusivo de áudio.

Há salas e clubes em que os participantes conversam sobre determinado assunto através de envio de áudio. Não é permitido foto ou texto.

Dentro dos chats os usuários podem ser speakers, aqueles que falam durante a chamada, e os listeners, aqueles que apenas ouvem a conversa. Outro detalhe: as conversas são sempre ao vivo.

Lembrando que as pessoas só podem entrar no app através de um convite de outro usuário que já participa da rede social. 

O que é o Clubhouse e como funciona? Conheça a nova rede social

Foto: Reprodução/Thássius Veloso

Como conseguir um convite ou convidar um amigo?

O aplicativo está em fase de testes e, por isso, só é possível participar da rede social por meio de um convite de uma pessoa que já é membro. Cada novo usuário ganha dois convites para enviar a algum amigo.

Como convidar um amigo para o Clubhouse?

Para convidar é simples:

  • Vá até o menu do Clubhouse e clique no ícone de envelope;
  • Depois você verá quantos convites estão disponíveis e a lista dos seus contatos;
  • Em seguida, escolha o seu amigo e clique no ícone ao lado do nome dele;
  • Ele vai receber um link via SMS para se cadastrar.
O que é o Clubhouse e como funciona? Conheça a nova rede social

Foto: Reprodução/Thássius Veloso

Como usar o aplicativo?

Quando você acessa o app, é possível verificar quais grupos estão ao vivo naquele momento e sobre quais assuntos estão discutindo.

Outra opção é verificar quais salas serão abertas mais tarde, você confere o assunto debatido e o horário que vai começar.

Para participar, basta clicar no chat e você vai entrar como ouvinte. Caso queira participar dando a sua opinião, como speaker, é preciso clicar no ícone de mão que fica no menu inferior.

O moderador do grupo vai ver que você pediu a palavra e se ele aprovar, você pode participar da conversa discutindo aquele tema.

O limite de membros para cada chat é de 5 mil pessoas e as salas ficam disponíveis até o ao vivo ser finalizado. Após o encerramento, as conversas não ficam mais disponíveis.

Caso você queira, pode abrir uma sala também. Basta clicar em “criar sala” e escolher os membros para o grupo. Outra ideia é criar um evento, assim você agenda data, horário e assunto para o bate papo ser realizado outro dia.

O que é o Clubhouse e como funciona? Conheça a nova rede social

Foto: Reprodução/Thássius Veloso

Como ele ficou popular?

O app cresceu em popularidade após muitos novos usuários na China e pessoas famosas num geral: Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceXe Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

No Brasil, influenciadores brasileiros como Pyong Lee já estão utilizando o app. Jornalistas como Celso Portioli, Luciano Huck, Thássius Veloso e Marcela Rahal também entraram na novidade.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.