A cada ano a tecnologia vai avançando e isso não é diferente para o ramo dos automóveis. Já existe a direção autônoma, algo que poderia parecer do futuro.
Saiba mais sobre direção autônoma, exemplos de carros e quais os níveis existem.
O que é direção autônoma?
Autônomo: que pode determinar as próprias normas de conduta, sem interferência de outro. A direção autônoma é uma função que permite que qualquer veículo não precise de motorista para assumir o controle do volante. Podem ser chamados também de carros “sem motorista”.
Quais são os níveis de direção autônoma?
- Nível 0: a direção depende 100% do motorista. Nesses casos os carros possuem frenagem autônoma e monitor de pontos cegos ou de mudança involuntária de faixa.
Exemplos: Hyundai HB20 e Chevrolet Onix

Foto: Divulgação
- Nível 1: o carro pode intervir, mas a direção depende de um humano. Os modelos possuem controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro ou assistente de manutenção em faixa.
Exemplos: Volkswagen Nivus e o Jeep Compass

Foto: Divulgação
- Nível 2: este é o que está no mercado atualmente quando se fala de direção autônoma. O carro pode acelerar, frear e se manter dentro de faixas, mas o motorista precisa estar atento em situações de emergência.
Exemplos: SUV Volvo XC40 e Mercedes-Benz Classe E

Foto: Divulgação
- Nível 3: É o mais avançado. O sistema guia sozinho o carro em congestionamentos, mas o motorista também precisa manter a atenção.
Exemplo: apenas o Honda Legend (japonês)

Foto: Reprodução/internet
- Nível 4: o carro assume todas as funções, mas em mudanças climáticas, por exemplo, o motorista pode precisar intervir.
- Nível 5: dispensa 100% o motorista. É permitido até dar ordens com comando de voz.