Ferramentas

Como saber o número do título de eleitor e zona eleitoral?

By novembro 12, 2020 No Comments
Como saber o número do título de eleitor e zona eleitoral?

O e-Título é o aplicativo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que fornece a versão digital do título de eleitor.

Para os cidadãos que realizaram o cadastro biométrico, o software pode ser usado na hora de votar,  substituindo o título em papel.

O aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (sistema iOS) e é recomendado baixar antes do 1º turno das eleições municipais, agendada para o próximo domingo (15)

O TSE lançou o e-Título em dezembro de 2017 e a última atualização foi feita em julho de 2020. Entre os dias 23 de julho e 14 de agosto o aplicativo ultrapassou o número de meio milhão de downloads, segundo o TSE.

A média foi de 35 mil pessoas que baixaram o app por dia. O estado de São Paulo foi o líder do ranking, com 173.936 downloads neste período. Em segundo lugar ficou Minas Gerais, que somou 44.488, seguido do Rio de Janeiro, com 42.338, Bahia, com  32.303 e Paraná, com 28.015.

Para as eleições 2020, a plataforma passou por algumas atualizações e ficou mais moderna. Há diversas funções e praticidades aos eleitores.

Acompanhe com a Softeo e confira como saber o número do seu título, local e zona eleitoral, como justificar a ausência, certidão de quitação e outros.

Como consultar o número do título de eleitor?

O e-Título é a versão digital do título de eleitor e pode substituir o documento físico no momento de votação na seção eleitoral.

No entanto, apenas as pessoas que fizeram a biometria podem usar o benefício. Para quem não fez a digital, é necessário levar um documento oficial com foto para comprovar a identidade.

Para gerar o título de eleitor digital no aplicativo é necessário preencher e informar nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe e nome do pai (há também a opção não consta para os familiares).

Na sequência aparecerão algumas perguntas como “qual é o seu local de votação?”, em múltipla escolha. Depois você cria uma senha de seis dígitos para proteger o acesso. Essa senha será utilizada para abrir o aplicativo também.

Como verificar a zona e local de votação?

Acesse a aba “Onde votar” da plataforma e lá você fica sabendo de todos os detalhes. O mapa integrado mostra exatamente a localização do local em que o eleitor irá votar e na opção “ver rotas” você pode traçar o caminho para chegar lá (aqui o aplicativo dá acesso ao mapa padrão do seu celular, como o Google Maps).

Como justificar a ausência na eleição?

Se você não vai estar na sua cidade e não conseguirá votar, o e-Título possibilita a justificativa da falta com apenas alguns cliques.

Vá em “Mais opções” e depois “Justificativa de ausência”. O usuário precisa preencher qual a eleição que vai justificar (exemplo: eleições municipais 2020 – 1º turno), digitar o porquê da sua ausência e informar um e-mail pessoal.

Regularizar a situação eleitoral

Regularizar seu status eleitoral é importante para estar em dia com a Justiça Eleitoral. Se tiver algo pendente de alguma eleição passada, é preciso quitar a multa e deixar sua situação eleitoral normalizada e pronta para as próximas eleições.

Por exemplo, se você não justificou a ausência da eleição anterior, terá uma multa e a situação em aberto ara resolver.

Clique em “Mais opções” e depois em “Débitos eleitorais”. Se não houver nenhuma pendência, aparecerá escrito “Não existem débitos eleitorais”.

Caso tenha alguma multa, você pode resolver a sua situação eleitoral através do próprio aplicativo. Você cria o boleto pelo app e paga no Banco do Brasil (o TSE não aceita em outra agência bancária).

Para consultar a situação novamente e confirmar se o boleto foi pago, entre novamente nessa mesma guia do software e verifique se a situação eleitoral já está regularizada.

Emitir certificado de situação criminal

Você pode ter não entendido, mas há uma opção chamada “Nada consta criminal eleitoral”. Esse tópico vai certificar se você possui ou não algum registro de condenação criminal eleitoral e gerar um comprovante sobre isso.

Clique em “Mais opções”, na sequência “Certidões” e depois você encontra “Nada consta criminal eleitoral”. Clicando nessa opção, o documento vai ser gerado automaticamente e você pode fazer o download ou imprimir.

Para confirmar a autenticidade, acesse a página do Tribunal Superior Eleitoral.

Emitir certificado de quitação eleitoral

Assim como o certificado de nada consta criminal, você pode acessar a certidão de quitação eleitoral, que confirma a sua regularidade de eleitor para com a Justiça Eleitoral.

Clique em “Mais opções”, depois escolha “Certidões” e toque em “Quitação eleitoral”. O aplicativo vai gerar automaticamente o documento para você.

Caso você não consiga abrir, pode ser um sinal de que há alguma pendência. Neste caso, confirme a sua situação eleitoral, como mostramos acima.

Se inscreva para mesário voluntário

Claro que para as eleições 2020 não dá mais tempo, mas você também pode se candidatar a mesário através do aplicativo.

Quem sabe você não ajuda o seu país nas próximas eleições? A proposta do TSE é facilitar a inscrição e incentivar a participação de novas pessoas para o trabalho.

Ser mesário voluntário é uma atividade de respeito e você recebe alguns benefícios por isso, já que não é remunerado. Entre eles estão dias de folga no trabalho e preferência para desempate em concursos públicos.

Para se inscrever como mesário voluntário, clique em “Mais opções” e toque em “Mesário voluntário”. Depois é necessário ler as instruções com atenção.

Lembre-se: se depois você quiser desistir e cancelar a inscrição, é preciso ir pessoalmente até o cartório. Então pense bem nessa decisão.

Essas são as dicas da Softeo Tecnologia sobre o e-Título e as Eleições 2020.

Não se esqueça que esse é um momento importante e nós, cidadãos, temos um papel fundamental de votar em quem acreditamos que ajudará a nossa cidade e/ou país.

Pesquise antes as propostas do seu candidato, anote, e cobre depois que ele for eleito. Se seu candidato não vencer, fique atento ao trabalho do outro profissional também.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.

Leave a Reply