Skip to main content

Você é uma daquelas pessoas que gosta de enviar áudio para conversar e debater assuntos? Então essa ferramenta é para você.

O Twitter está disponibilizando um novo recurso: o Twitter Spaces. Ele permite que os usuários do app criem grupos de bate papo ao vivo e conversem via áudio.

O primeiro passo para essa atualização aconteceu em 2020, quando o Twitter realizou testes com tweets de voz. A novidade chega ao mercado em um momento em que o Clubhouse está ganhando espaço. A proposta dos dois é muito parecida.

A semelhança é que os dois, até o momento, estão disponíveis apenas para celulares iOS. O Clubhouse ainda é bem exclusivo, pois você só pode entrar na rede social se receber um convite de outro usuário.

Cada novo integrante recebe 3 convites (que serão nominais). Já o Twitter Spaces, em breve, ficará disponível a todos os internautas que possuem conta no aplicativo. 

É fato que quando surge uma rede social que prende a atenção dos internautas, a concorrência já começa a se movimentar. O Clubhouse foi lançado em março de 2020, mas “estourou” agora. Outro exemplo: o Instagram. O sucesso foi aumentando e em 2012 o Facebook comprou a plataforma.

Segundo a empresa, mesmo que um usuário ainda não tenha a atualização do Twitter Spaces, caso ele receba um convite o acesso será liberado automaticamente. Ainda não há uma data para o Twitter Spaces chegar aos celulares Android.

Conheça a nova ferramenta do Twitter, o Twitter Spaces

Como funciona o Twitter Spaces?

No Twitter Spaces, a pessoa pode criar uma sala com várias pessoas para conversar sobre um assunto, apenas em áudio. É preciso que todos sejam usuários do app, mas não necessariamente seguidores do moderador do grupo.

O convite pode ser enviado por mensagem direta, link da sala ou um tweet. 

O dono da sala possui diversas ferramentas: criar a sala, convidar pessoas, bloquear ou excluir da conversa. A sala fica ao vivo durante a conversa.

Após o término, todo o grupo e os áudios são excluídos automaticamente. É o moderador quem escolhe quando encerrar o bate papo.

Além dos áudios, as pessoas podem enviar emojis nas conversas, mas as opções ainda são limitadas, total de seis interações. Sobre segurança, O Spaces terá ferramentas para denúncias e bloqueios de pessoas, caso não respeitem as regras de comportamento.

O conteúdo ficará hospedado no servidor do Twitter por 30 dias para a verificação de violação das regras. Caso seja encontrada, o material fica disponível por mais 90 dias para que seja resolvida a situação.

Conheça a nova ferramenta do Twitter, o Twitter Spaces

Foto: Reprodução

O Twitter Spaces é público, será mostrado aos seus seguidores no Fleets (como se fosse o Stories do Twitter) e pode ser compartilhado através de um link. Não há limite para pessoas acompanharem o bate papo, mas para falar são no máximo 10 usuários.

Como criar uma sala no Twitter Spaces?

Há duas formas:

  • Pressione o ícone de criar um tweet;
  • Clique em Spaces (vai aparecer no canto inferior esquerdo da tela).

A outra maneira é:

  • Vá na área de Fleets;
  • Clique na sua foto;
  • Arraste a tela para a direita até encontrar a opção Spaces.
Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.