FerramentasNotícias

WhatsApp Business ganha novas ferramentas

By outubro 28, 2020 novembro 10th, 2020 No Comments
WhatsApp Business ganha novas ferramentas

O Facebook, proprietário do WhatsApp, vai monetizar o aplicativo de mensagens na função Business. Os valores e serviços a serem cobrados ainda não foram informados.

Segundo a empresa, haverá uma função para venda diretamente pelo aplicativo e a possibilidade de hospedagem. O comunicado foi feito pela companhia na última quinta-feira (22).

“Com essas opções, pequenas e médias empresas poderão iniciar seus negócios, vender produtos, gerenciar estoques e responder rapidamente às mensagens recebidas onde quer que seus funcionários estejam”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo Facebook.

O WhatsApp foi comprado pela empresa em 2014 por US$ 19 bilhões (cerca de R$ 107,350 bilhões) e ainda não recebia renda por meio dele, já que é um aplicativo gratuito e não possui publicidade.

Atualmente, o WhatsApp possui 2 bilhões de usuários em todo o mundo e 50 milhões de pessoas utilizam a função Business.

Devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas estão utilizando o app para entrar em contato com clientes e realizar vendas.

A maneira de vender e comprar mudou mais ainda nesse período de isolamento. Companhias como Via Varejo, Riachuelo, Chilli Beans, Reserva e Polishop são exemplos.

Pagamento e transferências pelo WhatsApp no Brasil

Em junho de 2020, o WhatsApp testou um serviço que permitia pagamentos e transferências via app, em parceria com Visa, Martercard, Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. A Cielo era a empresa responsável pelos processamentos.

No entanto, o Banco Central alegou que é “necessário preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato” e suspendeu a ferramenta.

Na Índia existe o WhatsApp Pay. Essa versão permite que os usuários façam movimentações financeiras.

Semelhança com aplicativo chinês

logo wechat

Todas essas novidades e possibilidade dentro do WhatsApp assemelham o aplicativo com o rival WeChat, software da China usado por 1,1 bilhão de pessoas.

Esse app disponibiliza diversos serviços, desde postar fotos até solicitar um divórcio. Em entrevista ao The New York Times, Allen Zhang, fundador da plataforma, disse que a população chinesa passa mais de um terço do tempo online no WeChat.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.

Leave a Reply