Skip to main content

Atualização do Google. O lançamento da atualização principal de maio de 2022 foi realizado no dia 25 de maio e vai levar cerca de uma a duas semanas para finalizar todas as melhorias, com previsão para terminar em 8 de junho.

Segundo o Google, as atualizações principais são mudanças feitas para melhorar a Pesquisa de modo geral e acompanhar o ritmo em constante mudança da Web. Elas não são específicas a nenhum site, mas podem gerar mudanças perceptíveis no desempenho das páginas.

“Queremos que os proprietários de sites entendam que essas alterações não se devem a algo que eles fizeram, mas sim à forma como nossos sistemas foram aprimorados para avaliar melhor o conteúdo geral e atender melhor às expectativas dos usuários“, explicou Danny Sullivan, Public Liaison for Search.

Saiba mais

Como cadastrar seu site no Google News

“Queremos lembrá-los de que nada em uma atualização principal é específico para um determinado site, mas sim para melhorar a Pesquisa em geral“, concluiu.

Com essas mudanças, alguns sites podem ter perdas ou ganhos durante a implementação, sofrendo os efeitos destas alterações. Pensando que os proprietários de sites com queda de desempenho vão buscar reverter esse resultado, a Softeo traz algumas informações destas mudanças.

Desempenho

Não há nada de errado com algumas páginas que perdem um pouco do desempenho depois de uma atualização principal.

Elas não violaram as diretrizes do Google para webmasters nem foram submetidas a uma ação manual ou algorítmica, como pode acontecer com sites que não seguem essas regras.

Imparcialidade

As atualizações principais não são voltadas a páginas ou sites específicos. Na verdade, essas mudanças servem para melhorar a maneira como os sistemas do Google avaliam o conteúdo em geral. Em geral, essas mudanças podem até melhorar o desempenho de algumas páginas que não tinham resultados à altura.

Destaques da atualização do Google

  • Efeitos amplamente perceptíveis, como picos ou quedas nas classificações de pesquisa;
  • As alterações visam melhorar os sistemas do Google em geral;
  • As páginas que caem no ranking não estão sendo penalizadas, estão sendo reavaliadas em relação a outros conteúdos da Web publicados desde a última atualização;
  • Entregar o melhor conteúdo possível é a maneira mais recomendada de lidar com o impacto de uma atualização de algoritmo principal;
  • Atualizações de núcleo amplas acontecem a cada poucos meses.

Por que a atualização do Google é importante?

Segundo Sullivan, a Pesquisa Google recebe bilhões de consultas todos os dias de países de todo o mundo em 150 idiomas. Os sistemas automatizados do Google identificam as informações mais relevantes e confiáveis ​​de centenas de bilhões de páginas em seu índice para ajudar as pessoas a encontrar o que estão procurando.

Leia também

O que é prototipagem de software?

O Google afirma que “entregar ótimos resultados nesse tipo de escala e complexidade requer muitos sistemas diferentes, e, por isso, procura maneiras de melhorar esses sistemas para que exibem os resultados mais úteis possíveis”.

“Graças a melhorias contínuas, nossos processos de avaliação mostram que diminuímos o número de resultados irrelevantes que aparecem em uma página de resultados de pesquisa em mais de 40% nos últimos cinco anos. O Google envia bilhões de visitas a sites todos os dias e, ao fornecer resultados altamente relevantes, conseguimos continuar aumentando o tráfego que enviamos para sites todos os anos desde nossa fundação”, destacou Sullivan.

À medida que novos sites surgem e a web muda, as atualizações contínuas são essenciais para garantir que o Google está dando suporte a uma ampla variedade de editores, criadores e empresas, ao mesmo tempo em que fornecemos aos pesquisadores as melhores informações disponíveis.