Skip to main content

A pequena Sophia Brasil Chiquetto, de 10 anos, foi a primeira paciente a passar por uma cirurgia robótica multidisciplinar do Vera Cruz Hospital, em Campinas.

O procedimento foi realizado em agosto de 2021 devido a uma torção no ovário e foi um sucesso. Em 40 minutos a equipe multidisciplinar e dois especialistas em cirurgia robótica cuidaram da menina.

Sophia chegou ao hospital inicialmente com dor abdominal e vômitos. Após a tomografia, foi detectada uma torção no ovário. Rodrigo Garcia, cirurgião pediátrico, afirmou que era necessário um trabalho de urgência: “O tratamento é reverter a torção o mais rápido possível, pois, quanto mais demorar, menos chances temos de recuperar o ovário”, explica.

Foto: Divulgação

O doutor é pioneiro na técnica robótica em crianças no interior do estado de São Paulo e contou que as vantagens são grandes de se trabalhar assim: “No dia seguinte, a paciente nos perguntou se realmente tínhamos realizado a cirurgia, pois ela não estava sentindo nada. Além dos benefícios aos pacientes, o uso da robótica proporciona ao cirurgião recursos que permitem uma dissecção mais precisa e ampliação da visibilidade do campo cirúrgico. Em procedimentos cirúrgicos pediátricos, as habilidades técnicas potencializadas pela técnica robótica aumentam a chance de sucesso”, conta.

O ginecologista Carlos Eduardo Godoy Jr explicou sobre a intervenção exata que o robô proporciona: “A visão tridimensional, aliada à precisão e ampla mobilidade das pinças robóticas, possibilitam realizar um procedimento rápido, com menos sangramento, menor reação inflamatória e maior preservação de estruturas. Isso é fundamental quando pensamos em preservar a produção hormonal adequada e não prejudicar o futuro reprodutivo”, afirmou.

Sophia está bem e adorou a cirurgia: “Fui operada por um robô e lembrei do ‘Transformers’, aquele do filme. Esse robô é ‘top’… Minhas dores passaram, não sinto mais nada. Se um dia precisar operar novamente, quero que seja com um robô”, contou.

Thais Helena Bento

Jornalista de 24 anos formada pela PUC-Campinas. Já trabalhou na rádio CBN Campinas, Jornal Correio Popular, Canal Esportes Online, Rádio Brasil, Arquidiocese de Campinas e outros. É uma pessoa comunicativa, que gosta de estar com a família e os amigos e que valoriza muito o contato presencial.