Skip to main content

As empresas Apple e Samsung foram notificadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por não informar sobre a falta de carregadores junto à venda dos celulares.

Essa mesma situação aconteceu em novembro de 2020. Na época as empresas informaram que o carregador foi retirado por conta da maior durabilidade dos aparelhos e também para incentivar o consumo consciente.

O Ministério pediu que as companhias respeitassem as políticas sobre a conscientização dos clientes, mas isso não foi feito. Por este motivo, essa nova notificação foi feita em outubro.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) determina regras as empresas. Apple e Samsung precisam oferecer de forma gratuita o carregador junto com a venda de celulares. Isso só pode mudar quando elas criarem iniciativas de consumo consciente, como campanhas informativas.

Se o TAC for aceito, os detalhes serão discutidos na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Caso não seja, um processo administrativo pode ser iniciado para realizar mais investigações.

A notificação foi feita dia 27 de outubro de 2021.

Thais Helena Bento

Jornalista de 24 anos formada pela PUC-Campinas. Já trabalhou na rádio CBN Campinas, Jornal Correio Popular, Canal Esportes Online, Rádio Brasil, Arquidiocese de Campinas e outros. É uma pessoa comunicativa, que gosta de estar com a família e os amigos e que valoriza muito o contato presencial.