Skip to main content

O Banco Central autorizou a realização de transferências bancárias e pagamentos através do WhatsApp nesta terça-feira (30). O aplicativo de mensagens será um “iniciador de pagamentos” e vai permitir transações financeiras entre pessoas físicas ou empresas para as bandeiras Visa e Mastercard no Brasil.

Na manhã de hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em um evento que a aprovação viria em breve: “Se eu tenho isso, o Whatsapp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”.

De acordo com essas regras, o WhatsApp poderá iniciar as transações através do app entre contas de usuários que também possuam cadastro em bancos. A pessoa usará o número do cartão de débito ou crédito (Visa ou Mastercard). 

A rede social de mensagem será uma iniciadora de pagamentos, ou seja, vai enviar a ordem do usuário para a instituição financeira e será realizado o pagamento. Não vai ser preciso acessar o aplicativo do banco por exemplo.

Em nota, o Banco Central afirmou que “as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. 

O app também recebeu a notícia de forma positiva e já está trabalhando nos próximos detalhes: “Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica”.

No entanto, os pagamentos via WhatsApp ainda não estão funcionando. A empresa deverá realizar os próximos passos e anunciar quando será liberada a nova função.

A autorização do Banco Central cedida não inclui o pedido de Visa e Mastercard sobre autorização do Facebook Pay. Esse processo ainda está em análise.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.