Skip to main content

A brasileira Laura Büchele, de apenas 9 anos, foi convidada a integrar o seleto grupo da Sociedade Mensa, maior e mais antigo grupo para pessoas com alto QI (Quociente de Inteligência) do mundo.

A menina mora nos Estados Unidos com a família desde os 6 anos e entrou para a comunidade em outubro deste ano.

Brasileira de 9 anos entra para grupo dos mais inteligentes do mundo

Foto: Arquivo Pessoal

Para poder participar da Sociedade Mensa é necessário ter QI maior que 130 e percentual acima de 99%. Laura contabiliza 139 e 99,5%. Isso significa que a garota pontua melhor que 99,5% das crianças na idade dela.

A pequena brasileira é natural de Itajaí (SC), onde foi alfabetizada e fez até a primeira série. Aos 3 anos de idade ela começou a estudar inglês no Brasil e com 6 anos, em 2017, a família se mudou para a Flórida em busca de melhores condições de vida.

Brasileira de 9 anos entra para grupo dos mais inteligentes do mundo

Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista à CNN Brasil, Bruna Büchele, mãe de Laura, disse que a filha teve uma educação normal até os 2 anos de idade. Ela era estimulada através de livros, jogos e desenhos e começou a chamar a atenção da família no jeito que conversava.

“Muitas pessoas que a conheciam já diziam que ela falava diferente, frases completas, verbos na conjugação certa, isso com 2 anos de idade. Uma vez perguntei como estava a comida, ela falou: a comida não está boa, está adorável! Não sei de onde ela tirava essas palavras e as pessoas já a classificavam como inteligente”.

Quando chegou no EUA, Laura repetiu o primeiro ano porque chegaram no final do calendário escolar americano e os professores alertaram a família que ela talvez repetisse outras vezes devido a dificuldades de adaptação. O que aconteceu foi o contrário, ela se destacou no meio dos outros alunos.

Laura está no 4º ano escolar, mas as avaliações mostram que ela está a frente. Na leitura ela poderia ler livros do 7º ano; na matemática matérias do 5º ano e em inglês conhecimento do 6º ano da escola.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.

Leave a Reply