Skip to main content

A estudante brasileira de Ciência da Computação da PUC-Rio Karina Tronkos conquistou o prêmio Swift Student Challenge, da conferência anual de desenvolvedores da Apple, a Worldwide Developers Conference (WWDC).

Essa foi a quinta conquista consecutiva. O trabalho era desenvolver um aplicativo em duas semanas usando a Swift, linguagem de programação desenvolvida pela companhia. A jovem de 24 anos criou um projeto voltado a biomimética (área que se baseia na natureza para desenvolver produtos de forma sustentável).

“Nós, brasileiros, temos muito potencial, e busco servir de inspiração, principalmente para meninas na área tech, mostrando que temos muito a conquistar”, disse Karina.

No total 350 estudantes foram premiados mundialmente e 90 são brasileiros. Entre os nove alunos da PUC-Rio duas são mulheres.

Karina é product designer na Hurb e produz conteúdo no @nina_talks no Instagram.

“Meu objetivo e democratizar a tecnologia e inspirar mais mulheres que ocupar mais espaço nesse meio. Quero dar força para a turma em início de carreira, dentro dos pilares: empoderar, inspirar e educar”, disse Karina.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.