Skip to main content

A CNH, Carteira Nacional de Habilitação, voltou a ter prazo de validade para a renovação do documento. O Detran de São Paulo havia concedido uma tolerância desde março de 2020, mas agora as regras voltaram.

Por outro lado, há um novo calendário para essa renovação. As cartas vencidas em março e abril do ano passado precisam ser renovadas até 30 de dezembro deste ano. No caso dos documentos com prazo entre maio e dezembro de 2020, as novas datas variam de janeiro a abril de 2022.

As CNHs com prazo de renovação entre março de 2020 e dezembro de 2022 sofreram alterações para readequar o calendário. O motorista que ainda vai renovar o documento, com prazo inicial de dezembro de 2021 ou para 2022, pode optar pela primeira data estipulada ou a segunda. No calendário você fica sabendo do prazo máximo para a regularização.

Diego Santos, Superintendente do Detran, recomenda aos motoristas que confirmem o novo prazo no portal para evitar confusões: “É importante que o motorista verifique o novo calendário com as datas para a renovação das CNHs que estavam com os prazos prorrogados. Ele pode fazer a consulta através do portal e fazer um agendamento neste período ou agora de imediato pode fazer a renovação sem precisar esperar o calendário”.

Para realizar a renovação, basta acessar o site do Detran, verificar o novo prazo, agendar o exame médico (que é presencial) e seguir os passos seguintes de forma online. Se o motorista quiser ir até uma unidade do Poupatempo ou Detran, também é possível. Clique aqui para regularizar sua CNH.

As mudanças de datas foram feitas porque há um grande número represado. O Detran SP registrou 3,3 milhões carteiras de motorista vencidas entre março de 2020 e outubro de 2021 no estado. No mesmo período, em Campinas, o número atingiu 104.531 documentos.

Clique aqui e veja o novo calendário do Detran.

Thais Helena Bento

Jornalista de 24 anos formada pela PUC-Campinas. Já trabalhou na rádio CBN Campinas, Jornal Correio Popular, Canal Esportes Online, Rádio Brasil, Arquidiocese de Campinas e outros. É uma pessoa comunicativa, que gosta de estar com a família e os amigos e que valoriza muito o contato presencial.