Notícias

Golpes de WhatsApp: 15 mil pessoas por dia são afetadas

By novembro 27, 2020 No Comments
Golpes de WhatsApp: 15 mil pessoas por dia são afetadas

Com a quarentena desse ano de 2020, muitas pessoas ficaram mais tempo em casa e algumas até entraram no famoso home office. Com isso, o tempo gasto na internet com serviços de streaming e aplicativos de conversas aumentou significativamente.

Em setembro, 473 mil brasileiros foram vítimas de golpes aplicados pelo WhatsApp, uma média de mais de 15 mil pessoas por dia. Em comparação com agosto, houve um aumento de 25%. Os dados são da pesquisa feita pela empresa brasileira PSafe.

A análise dos dados mostra que o estado de São Paulo é o líder no ranking de mais golpes, com 107 mil pessoas afetadas em setembro. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro com 60 mil e em terceiro Minas Gerais com 43 mil.

O golpe é feito de maneira simples, não demanda alto conhecimento da plataforma. O golpista entra em contato com o dono do aparelho, se passa por alguém e faz a pessoa fornecer um código. Com essa sequência de seis números, o enganador acessa a conta da vítima no aparelho dele e a partir dai pede dinheiro aos contatos, se passando pelo dono do telefone.

Segundo Marco DeMello, CEO da PSafe, em entrevista à CNN, explicou como os golpes tem acontecido nesse momento de pandemia: “Os golpistas se fazem passar por vários tipos de pessoas. Em um dos golpes mais comuns, eles se passam por funcionários do DataFolha, agentes do SUS, por exemplo. Neste último caso, eles entram em contato com as possíveis vítimas perguntando se algum parente está com o novo coronavírus e fazendo uma pesquisa. Ao final, o golpista pede que a pessoa mande de volta o código de segurança, enviado para o celular, para que a pesquisa seja gravada oficialmente. Este código é o suficiente para clonar o seu WhatsApp”.

Para não passar por situações assim, nunca informe códigos de segurança ou dados bancários a alguém. Certifique quem é a pessoa e por qual motivo ela precisa daquela informação. Na dúvida, não informe código nenhum, cheque primeiro.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.

Leave a Reply