A Operação Exploit, coordenada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Judiciária Portuguesa, prendeu em Portugal um dos responsáveis no envolvimento com o ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último sábado (28). O acesso ao sistema possibilitou a divulgação de dados do órgão no primeiro turno das eleições municipais, no dia 15 de novembro.

De acordo com a PF, o grupo hacker Cyberteam, responsável pelo ataque criminoso, possui brasileiros e portugueses e é comandado por um cidadão de Portugal conhecido como “Zambrius”. Antes de ser preso, o homem disse em entrevista por e-mail ao Estadão: “não sou criminoso, sou uma boa pessoa”.

Suspeito de invasão hacker ao TSE é preso em Portugal

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/Estadão Conteúdo

Ainda nessa entrevista, Zambrius disse que agiu por diversão e que é contra governos. A intenção, segundo ele, foi mostrar a vulnerabilidade da instituição brasileira e afirmou que não foi pago por ninguém. A primeira vez que o jovem de 19 anos foi detido foi em 2017, aos 17 anos de idade. Em abril desse ano ele foi detido novamente e estava sob prisão domiciliar, usando tornozeleira eletrônica.

Segundo o site Zone-H, plataforma usada por cibercriminosos para contabilizar as invasões e armazenar cópias de plataformas desconfiguradas, o Cyberteam já entrou em 61 páginas brasileiras (domínio.br) e desde 2017, fundação do grupo, já fizeram 140 vítimas.

No Brasil estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e três de medidas cautelares que proíbem o contato entre investigadores nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em Portugal, além da prisão, está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão.

O nome da Operação, Exploit, significa a parte de um software. Seria um trecho de dados ou uma sequência de comandos que utilizam um defeito para conseguir gerar um comportamento diferente no software do computador ou dispositivo eletrônico.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.

Leave a Reply