Skip to main content

A empresa chinesa de telecomunicações Huawei informou que a receita anual de 2021 caiu 29%. O anúncio foi feito pelo presidente Guo Ping na mensagem de ano novo.

O motivo dessa queda foi a briga com os Estados Unidos e as medidas do ex-presidente Donald Trump contra a chinesa, por supostas ameaças.

Em 2021 a receita foi de 634 bilhões de yuans (US$ 99,5 bilhões).

“Em 2021, apesar das dificuldades e tribulações, trabalhamos muito para criar valor tangível para nossos clientes e nossas comunidades locais […] Melhoramos a qualidade e eficiência de nossas operações e esperamos fechar o ano com uma receita total de 634 bilhões de yuans”, afirmou Guo Ping.

Um segundo motivo para o número mais baixo é a venda da marca Honor no final de 2020.

Por conta das dificuldades, a Huawei tem atuado na área de TI para outras companhias, aparelhos tecnológicos para vestuário e saúde, tecnologia de veículos e programação.

Em dezembro de 2021 a chinesa lançou um novo telefone com o próprio sistema HarmonyOS, já que os EUA impediram de usar o Android.

No ramo de fornecedores de itens para telecomunicações, a Huawei é a maior do mundo e a terceira da lista em produtora de celulares, atrás de Samsung e Apple.

Thais Helena Bento

Jornalista de 24 anos formada pela PUC-Campinas. Já trabalhou na rádio CBN Campinas, Jornal Correio Popular, Canal Esportes Online, Rádio Brasil, Arquidiocese de Campinas e outros. É uma pessoa comunicativa, que gosta de estar com a família e os amigos e que valoriza muito o contato presencial.