Skip to main content

O Instagram atualizou mais uma medida de segurança e agora esse novo recurso impossibilita que adultos enviem mensagens privadas (direct) para menores de idade que não os seguem na rede social.

Ao tentar, o usuário recebe uma notificação dizendo que essa opção não está disponível. Isso é feito através da idade informada no momento do cadastro no Instagram e tem como objetivo proteger adolescentes de pessoas más intencionadas. De acordo com o app, a idade mínima para criar uma conta é de 13 anos.

Quando um adulto estiver conversando com um jovem, o Instagram pode enviar uma mensagem “comportamento potencialmente suspeito”. Isso vai dar a opção ao usuário de bloquear ou denunciar a conta através do próprio chat. Para isso, a rede social vai identificar perfis que estão em contato ou seguindo muitos menores de idade.

Instagram impede troca de mensagens entre adultos e menores de idade

Foto: Divulgação/Instagram

Outra mudança é que a plataforma vai buscar opções de limitar que jovens apareçam no “sugestões para você” para esses maiores de idade.

No momento de se cadastrar no Instagram, os usuários adolescentes vão receber um recado sobre a conta privada e quais os benefícios que ela possui. Tudo isso para incentivar que a conta não seja pública e para aumentar a segurança.

Instagram impede troca de mensagens entre adultos e menores de idade

Foto: Reprodução/Instagram

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.