Skip to main content

O Instagram ganhou uma nova ferramenta e agora vai permitir que usuários recuperem arquivos que foram apagados. O recurso “lixeira” vai disponibilizar fotos, vídeos, reels e IGTV em até um mês após a data em que foi apagado. No caso dos stories, eles ficarão disponíveis apenas 24h após a exclusão.

De acordo com o aplicativo, a ferramenta será uma forma de gerenciamento de conteúdo pelos usuários. Alguns apagam sem querer e outros porque enjoaram do post.

A função “lixeira” é semelhante ao álbum “apagados” do Iphone. O software criará uma pasta com todos os arquivos deletados dentro do próprio aplicativo. Você pode encontrar em configurações > conta > apagados recentemente. Para que você restaure os apague de vez os arquivos, é necessária uma verificação de conta.

Outra funcionalidade é poder recuperar seus arquivos apagados em caso de ataque hacker. A ferramenta seria um backup provisório.

A novidade estará disponível aos poucos a todos os usuários de iOS e Android na atual atualização do app.

Segundo o Instagram, as publicações apagadas podem ficar disponíveis em até 90 dias no aplicativo. No entanto, essas cópias ficam disponíveis apenas para os servidores e não aos internautas. Isso acontece porque o app faz cópias dos conteúdos em caso de erro do software ou outros problemas.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.