O estado de Roraima ficou totalmente sem internet das 9h até às 14h. O motivo foi um rompimento de fibra ótica, que impediu o acesso à internet, realizações de ligações telefônicas e uso de sistemas bancários. Até o uso de SMS foi atrapalhado para algumas operadoras.
Isso aconteceu dia 29 de agosto.
O serviço foi normalizado após 5h que o estado ficou sem internet.
De acordo com informações do G1, a companhia Oi, que fornece grande parte da internet na região, afirmou que houve dois rompimentos de fibra ótica. Um teria sido de outra operadora e o outro devido a “obras de terceiros” na cidade de Caracaraí.
A Claro afirmou que o problema foi de uma “falha originada na infraestrutura compartilhada com outras operadoras”.
A Tim disse que opera normalmente e que os clientes podem ter tido dificuldades nesse período.
A Vivo informou que houve problemas nos serviços de voz e dados devido aos rompimentos, mas que às 14h estava normal.
O governo do estado disse que não houve problemas nos serviços do Bombeiros e dos Pronto Atendimentos, mas que aconteceu um pouco de instabilidade no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, pelo 190.
Segundo o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e coordenador local da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Roberto Câmara de Araújo, essa pode ter sido a primeira vez que todo o estado ficou offline.
A RNP é a empresa responsável por fornecer internet rápida para as instituições de ensino e mantém um portal com informações de tráfego do país.

Foto: Reprodução/RNP