Skip to main content

A empresa Tesla anunciou em um evento de inteligência artificial (IA) a criação de um robô humanoide capaz de realizar diferentes atividades do cotidiano.

É o Tesla Bot, como se fosse um assistente pessoal para fábricas, escritórios ou residências.

O anúncio foi feito na quinta-feira (19).

O projeto do Tesla Bot revelou que ele terá 1,72 m de altura e 55 kg, podendo carregar até um terço do próprio peso (cerca de 18 kg). Ele poderá chegar a 8 km/h.

Ele vai ter um sistema baseado no piloto automático da empresa para navegação automática e câmeras e sensores para alimentar a rede neural. 

Na cabeça, o Tesla Bot terá uma tela, como de celular ou computador, para transmitir informações e terá também 40 atuadores eletromecânicos, como motores para se movimentar. As mãos será parecida com as humanas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo o CEO da Tesla, Elon Musk, a proposta é que o Tesla Bot realize “tarefas chatas, repetitivas ou perigosas”. 

Até o momento não há previsão de lançamento ou de exibição prática. A expectativa é que ele seja apresentado em 2022.

Durante a apresentação, o CEO foi questionado sobre os riscos da IA, já que ele mesmo já deu declarações sobre o perigo de um domínio da humanidade por máquinas. Elon Musk confirma as preocupações, mas disse que o robô é limitado fisicamente e que “o que estamos tentando fazer aqui na Tesla é criar uma IA útil, que as pessoas amem e que seja inequivocamente boa”, concluiu.

Acompanhe parte da apresentação clicando aqui.

 

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.