O Tinder, app de relacionamento, vai disponibilizar aos usuários o acesso aos antecedentes criminais de outras pessoas que usam a plataforma. O objetivo principal é reduzir o número de golpes e crimes aplicados através do aplicativo.

No entanto, o recurso ficará disponível primeiramente nos próximos meses apenas para os Estados Unidos e contas premium (pagas). O Match Group, dono do software, também vai usar essa ferramenta no OkCupid.

Com a atualização, as pessoas poderão ter acesso ao histórico de crimes do usuário como atos, acusações e condenações por violência; roubos; ordem de restrição ou assédio e outros crimes que sejam contra a vida e integridade física. 

Segundo Tracey Breeden, chefe de segurança e defesa social do Match Group, há tempos que as pessoas sofrem com essa falta de informação: “Por muito tempo, mulheres e grupos marginalizados em todos os cantos do mundo enfrentaram com a ausência de recursos voltados à segurança”.

A empresa afirma que a ajuda será possível devido à parceria com a ONG americana Garbo, que possui um sistema de verificação de histórico criminal através do telefone e nome da pessoa. 

O grupo foi fundado por mulheres e com foco maior em ajudar esse mesmo gênero. “Antes da Garbo, os abusadores podiam se esconder atrás de registros públicos caros e de difícil acesso. Agora, isso ficou mais difícil”, disse Kathryn Kosmides, fundadora e CEO da Garbo. Informações sobre uso, porte ou venda de drogas não são divulgadas nesse levantamento.

Sobre estar disponível apenas na versão paga do Tinder, a companhia informou que vai conversar com a ONG parceira e ver a possibilidade de deixar o custo mais barato e poder dar esse acesso a mais usuários.

Segundo dados da Secretaria do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2018, o número de boletins de ocorrência sobre problemas após encontros marcados via aplicativos cresceu 250% e a maior vítima na maioria dos casos são mulheres.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.