Skip to main content

O ex-presidente americano Donald Trump foi banido do Facebook por dois anos e sua conta será suspensa nesse período. Essa é a pena máxima por violar regras da rede social.

A violação aconteceu no início do ano, no ataque ao Capitólio por apoiadores do governante.

A expulsão está em vigor desde 7 de janeiro após Trump falar que a sanção do Facebook foi um “insulto”: “Não deve ser permitido que eles escapem impunes com essa censura e silenciamento. No final, ganharemos. Nosso país não pode suportar mais este abuso! […] A decisão do Facebook é um insulto a um número recorde de 75 milhões de pessoas, além de muitos outros, que votaram por nós nas eleições presidenciais manipuladas de 2020.”

Inicialmente a rede social deu uma punição e depois o conselho de supervisão independente disse que era necessário rever a medida.

Segundo Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook, as ações de Trump “constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos”.

Ele só poderá voltar a ter sua conta caso não traga mais uma ameaça à segurança pública, segundo o Facebook.

“Se determinarmos que ainda existem riscos graves para a segurança pública, estenderemos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos revisando até que o risco diminua”, disse Clegg.

Caso seja reincidente, Trump vai receber penas mais duras e pode até perder em definitivo a sua conta.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 24 anos, trabalha na rádio CBN Campinas e apresenta/participa do CBN Esportes. É comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos e valoriza muito as relações.