Skip to main content

O Ministério da Saúde possui um app oficial, o Conecte SUS. Com ele é possível verificar diversas informações online e facilitar alguns procedimentos que poderiam ser burocráticos. Esse software é gratuito e de acordo com o histórico do usuário, ele terá dados sobre exames da Covid-19, vacinação, doações de sangue, retirada de medicamentos no programa “Farmácia Popular” e mais.

Como se cadastrar?

Você pode baixar o app grátis no celular (Android ou Ios) ou acessar pelo site conectesus.saude.gov.br. Para fazer o login é necessário ter um cadastro no sistema do Governo, feito com o CPF e um e-mail.

Como emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19?

No site ou app clique em “vacinas”

Depois vá até a caixa que mostra informações da dose (como fabricante, data etc)

Escolha a opção “certificado de vacinação” (apenas vai aparecer se você já completou o esquema vacinal – dose única ou duas doses)

O documento vai mostrar as informações das pessoas e um QR Code para português, inglês e espanhol

Para mudar o idioma, clique na bandeira que está no topo da página e escolha.

O certificado de vacinação contra a Covid-19 tem validade de 1 ano e pode ser baixado em formato PDF.

Como emitir a carteira nacional de vacinação?

A carteira é aquela que mostra todas as vacinas já tomadas.

“A Carteira de Vacinação Digital permitirá a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão e que sejam registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). No entanto, a Carteira é preenchida de forma gradativa, possibilitando atualmente a visualização e emissão apenas dos dados da vacinação contra a Covid-19”, disse o Ministério.

No app ou site clique em “vacinas”

Depois em “carteira de vacinação digital” (ele vai aparecer mesmo sem ter tomado todas as doses necessárias contra o coronavírus.

Thais Helena Bento

Jornalista de 24 anos formada pela PUC-Campinas. Já trabalhou na rádio CBN Campinas, Jornal Correio Popular, Canal Esportes Online, Rádio Brasil, Arquidiocese de Campinas e outros. É uma pessoa comunicativa, que gosta de estar com a família e os amigos e que valoriza muito o contato presencial.