Resolver questões de documentos e bancos pela internet é uma facilidade que muitas pessoas buscam atualmente, considerando a correria do dia a dia e também as mudanças estabelecidas devido à pandemia do novo coronavírus.

Para facilitar a sua vida, a Receita Federal (RF) lançou na atual plataforma uma seção destinada à regularização do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Isso aconteceu devido a um aumento identificado pelo órgão com relação a esse tipo de serviço.

A aba chamada de “Meu CPF” tem como objetivo mostrar ao usuário que muitas vezes é possível resolver pela internet algumas pendências.

Para isso, o órgão criou um infográfico super prático para primeiro informar quais são os tipos mais comuns de irregularidades para o documento e, na sequência, qual o passo a passo para resolver o problema. Quanto mais fácil de compreender, melhor né?

No site, você pode atualizar o CPF e imprimir a nova via direto da sua casa. Em casos da necessidade de apresentar um documento de identificação, como RG, envie uma selfie segurando o documento por meio do e-mail que será fornecido, e pronto!

Rápido e prático. Assim, o sistema recebe seus dados e confirma a legitimidade dele e de quem está solicitando.

Saiba quais são as irregularidades mais comuns para o CPF e como resolvê-las

Pendente

Acontece quando o titular não entregou alguma declaração do IR (Imposto de Renda). No site você é encaminhado para o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e lá você confere qual está faltando.

Depois encaminhe o documento atualizado através do site ou aplicativo. Netse caso, geralmente o CPF é regularizado em até 24h.

Suspenso

Quando o CPF possui informações erradas ou está incompleto. O site te encaminha para a seção de confirmação dos dados e/ou correção. Se após o procedimento for gerado um protocolo, é preciso apresentar seus documentos à Receita Federal.

Você pode fazer isso por clicar em uma das duas opções: agendar online um atendimento presencial em uma das unidades ou enviar as informações por e-mail.

Titular falecido

Neste caso o CPF está com a data de falecimento informada e não é possível resolver online. Pela plataforma, você agenda um atendimento em qualquer unidade da RF para resolver pessoalmente com um funcionário. Não se esqueça de levar os documentos de identificação.

Cancelado

O documento só é cancelado por decisão em um processo ou em casos de duplicidade. Vale lembrar que o número fornecido é único e exclusivo ou cidadão e será utilizado por toda a vida.

Este caso também deve ser resolvido pessoalmente e você agenda o atendimento no site. Leve seus documentos.

A busca pelo Auxílio Emergencial do Governo Federal é uma das causas em que as pessoas precisam regularizam o documento e descobrem que há algo errado.

As alterações e regularizações de CPF levam, em média, 72h para serem atualizadas no sistema da Caixa Econômica Federal, então é preciso um pouco de paciência para resolver todas as suas necessidades.

Clique aqui e confira o “Meu CPF” da Receita Federal.

Thais Helena Bento

Thais Helena Bento

Jornalista formada pela PUC-Campinas. Tem 23 anos e também atua como produtora esportiva. Comunicativa, gosta de estar com a família e os amigos no tempo livre e valoriza muito as relações.

Leave a Reply