Como usar o plugin Yoast SEO?
A adoção de técnicas de SEO, ou seja, a otimização de sites visando melhorar o posicionamento de sites, blogs e páginas da web nos resultados dos buscadores, já faz parte da rotina dos produtores de conteúdo.
Para quem está começando, algumas ferramentas podem ser úteis para garantir um bom desempenho na rotina de redação de artigos otimizados. Entre essas ferramentas, está o plugin Yoast SEO, muito utilizado no WordPress.
Veja o passo a passo de como usar este plugin na redação dos textos do seu blog.
Instalando o plugin Yoast SEO
O primeiro passo é instalar o plugin Yoast SEO no seu site. Basta ir até o painel do seu site, selecionar o menu Plugins, clicar em adicionar novo. Em seguida, no campo de pesquisa, busque pelo Yoast SEO.
Após encontrar o plugin, a próxima etapa é baixar e instalar.
Usando o Yoast SEO nos seus textos
Com o plugin instalado, você já pode otimizar seus textos com o auxílio da ferramenta. Sendo assim, o próximo texto que publicar já vai conseguir visualizar os recursos do plugin abaixo da caixa de texto.
Otimizando um post
Nesta etapa, você já possui o texto finalizado e deve informar ao plugin qual será a palavra-chave.
Ao definir sua palavra-chave, o plugin fará uma análise que apontará a qualidade do seu texto.
Veja quais itens que o plugin analisa:
- Links de saída: no seu conteúdo você deverá inserir um link de saída, ou seja, um link para outro site. Evite colocar links que possam conter a mesma palavra-chave definida para seu site;
- Frase-chave na meta descrição: a palavra-chave deve estar na meta descrição que aparecerá nas SERPs (páginas de resultados nos motores de busca), como o Google;
- Frase-chave usada anteriormente: esta informação irá aparecer caso você já tenha usado a palavra-chave antes. Não é recomendado usar uma palavra-chave mais de uma vez;
- Links internos: Você precisa colocar links para textos publicados em seu site. Isso fará com que o leitores fiquem mais tempo no seu site;
- Palavra-chave na introdução: Logo no começo do texto use a palavra chave;
- Tamanho da frase-chave: Evite usar uma palavra-chave grande. É recomendado usar duas palavras;
- Densidade da frase-chave: Você deve usar a palavra-chave diversas vezes em seu site. Porém, não exagere;
- Tamanho da meta descrição: a meta descrição deve conter informações que chame a atenção dos leitores. Cuidado! Ele não pode ter mais de 156 caracteres. Além disso, deve conter a palavra-chave;
- Atributo alt de imagem: Para otimizar seu conteúdo você deve informar aos leitores todas as informações possíveis. Para isso, você deve colocar a palavra-chave definida no atributo da imagem destacada;
- Comprimento de texto: é recomendado que seu texto tenha mais que 500 palavras para alcançar um índice satisfatório;
- Palavra-chave no título: use a palavra-chave em seu título;
- SEO largura do título: o limite de caracteres recomendado é entre 60 ou 70. Porém, o tamanho do título SEO para mobile é de cerca de 55 caracteres.
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