Skip to main content

E-learning, Edtech, … Que termos são estes?

Antes de te explicar, responda a seguinte pergunta: “Você consegue imaginar sua vida hoje sem tecnologia?”

Essa pergunta provavelmente te fez refletir sobre como era nosso dia-a-dia sem ela estar tão presente e, certamente, te trouxe algum sentimento de nostalgia. Era difícil para muitos imaginar o salto tecnológico que teríamos, não é verdade?!

Apenas alguns revolucionários, e às vezes chamados de malucos, imaginavam que faríamos quase tudo com poucos cliques. Mas hoje é possível termos acesso a milhares de informações e serviços apenas possuindo um equipamento eletrônico.

E essa (r)evolução transformou diversas áreas das nossas vidas, incluindo a EDUCAÇÃO!

Poucos anos atrás, a única forma de aprender e ter um diploma era frequentando uma instituição de ensino de forma presencial.

Porém, esse modelo infelizmente possui diversas limitações, barreiras estas que vêm sendo superadas com o apoio de plataformas de aprendizagem digitais e, graças a isso, hoje milhares de pessoas podem mudar o caminho de suas vidas com a ajuda da tecnologia.

É inegável que a internet derruba barreiras físicas e nesse mercado competitivo oferecer um serviço na área da Educação com qualidade e diferenciais é imprescindível. Afinal, o seu curso pode ser de interesse de diferentes pessoas em qualquer lugar do mundo.

Se você é educador/empreendedor e deseja vender cursos online, ou treinar seus colaboradores, vamos te apresentar o caminho das pedras e mostrar como uma empresa de tecnologia pode te ajudar a concretizar o seu sonho e mudar a vida de muitas pessoas.

O que é um e-learning?

Pelo nome pode ser que você não identifique de cara sobre o que estou falando, mas durante esse período difícil que passamos na pandemia essa modalidade de aprendizado, oferecida de forma virtual e a distância, se difundiu e cresceu muito, principalmente pela praticidade, eficiência e flexibilidade que proporciona.

Baseada no uso de tecnologia por meio da internet, essa modalidade de cursos online é um site com infraestrutura e recursos que disponibiliza para o usuário o acesso a uma plataforma repleta de conteúdo digitais, sendo possível simular uma sala de aula utilizando diferentes tipos de recursos e funcionalidades.

O ponto alto do e-learning é a possibilidade de incluir em um ambiente de aprendizagem virtual além de conteúdos, etapas de conhecimento e vídeos aulas. Interatividade entre alunos e tutor!

Logo, não é à toa que essa modalidade tem sido cada vez mais buscada pelas pessoas. O avanço tecnológico mudou a forma como adquirimos novos conhecimentos e habilidades, tornando o ensino a distância uma referência e sinônimo de eficiência no processo de aprendizagem.

Ademais, disponibilizar e criar cursos online é uma grande tendência, sendo possível gerar renda monetizando seu conteúdo. Entretanto, para isso é necessário disponibilizá-lo no local certo.

Por onde começar?

Planejar um novo negócio é um desafio, nós sabemos! Por isso vamos te ajudar com algumas dicas.

Planejamento

Essa etapa é primordial pois é a partir dela que você irá organizar a estratégia pensando no perfil de alunos que quer atender de forma mais assertiva.

Então, nessa primeira etapa concentre-se em estudar os temas que quer abordar, analise o mercado e seus concorrentes, defina bem o formato dos seus conteúdos, qual o modelo de precificação de acordo com o seu modelo de negócio e, por fim, escolha a melhor plataforma de e-learning  que, de fato, atenda todas as suas necessidades e, principalmente, dos seus alunos.

Definição de objetivos

A escalabilidade, ou evolução, do seu negócio é algo que deve ser definido pois você terá um plano de ação preciso que pode se tornar um sucesso.

Planejar sem que se tenha uma meta definida poderá te deixar perdido ao final da jornada. Imagine: após um longo caminho percorrido, com muito trabalho, você não sabe dizer se conseguiu alcançar o resultado que esperava.

Isso porque não definiu adequadamente os seus objetivos e agora é difícil dizer com certeza se os resultados obtidos são satisfatórios ou não. Isso seria um pesadelo, não é?!

Por isso, estabeleça objetivos mensuráveis somados a metas curtas. Assim, será possível avaliar a eficácia da sua estratégia. Para, caso obtenha resultados negativos, consiga trabalhar em cima dos erros para desenvolver melhor o seu negócio e-learning como um todo.

Conteúdo

Pensar em conteúdos de qualidade é muito importante, sem isso não importa a qualidade da sua plataforma ou a forma de monetização. Você não conseguirá se manter!

Porque existem milhares de cursos gratuitos e o seu precisa ter um diferencial. Pesquise, construa bons roteiros, disponibilize materiais em diferentes formatos! Divulgue seu curso e sua plataforma em diferentes canais, onde possa atingir seu público alvo!

Métricas

A etapa de métricas consiste em acompanhar e analisar o desempenho do seu curso. Com esse acompanhamento é possível ajustar as melhorias sempre que necessário.

Essas são algumas formas com as quais você pode avaliar  e analisar a performance:

  • Monitore e promova a interação com os alunos;
  • Determine e análise métricas;
  • Lançamento de novos cursos;
  • Venda de novos cursos para alunos antigos.

A importância de uma plataforma e-learning

Nesse formato de ensino, é indispensável que você tenha uma excelente plataforma. Desta forma, poderá explorar diversos formatos para maximizar a experiência dos alunos.

Essas plataformas devem possuir tudo que você precisa para criar, hospedar, gerenciar e comercializar seus cursos online.

E, quanto mais funcionalidades e recursos tiver, maior será a possibilidade de diferenciação do seu negócio com outros cursos do mesmo nicho.

Confira algumas características de plataformas e-learning que são essenciais:

  • Ambiente virtual online;
  • Experiência de interação entre alunos e professores;
  • Materiais multimídias e interativos;
  • Acessível via computadores, tablets e celulares;
  • E-books;
  • Fóruns de discussão.

As funcionalidades e integrações implicam diretamente em uma plataforma completa e mais robusta. Quanto mais funcionalidades e integrações, maior será a possibilidade de você ampliar o alcance e trabalhar de forma eficiente e integrada, deixando sua plataforma e curso cada vez mais completos, flexíveis e personalizados, tudo isso de acordo com a sua necessidade, interesse e ambições.

Outra funcionalidade importante para quem quer monetizar seus vídeos é a integração com uma plataforma de pagamento. Afinal, isso permite que você venda cursos específicos ou planos de assinaturas, definindo as regras da monetização

Com isso, você não dependerá de algoritmos para lucrar mais com seus conteúdos e ainda otimizará seu tempo e seus recursos.

Logo, a forma como será apresentado pode ser diferente dependendo da estratégia, mas a sua importância é inegável, busque trabalhar com plataformas com boas soluções, integradas e funcionalidades. Explore as possibilidades, pois assim poderá tornar o seu negócio EdTech um verdadeiro sucesso!

E como escolher sua plataforma?

Com esse mercado cada vez mais aquecido, surgem cada vez mais opções de plataformas disponíveis para você escolher. O que irá definir sua escolha é o objetivo, demanda, prazo para o desenvolvimento e valor. Abaixo, falaremos um pouco sobre cada uma.

Plataforma SaaS

São plataformas terceirizadas que oferecem serviço de hospedagem com alguns dos requisitos indispensáveis para quem cria conteúdo de aprendizagem.

São softwares já desenvolvidos, com funções e recursos preestabelecidos, em que você paga uma mensalidade, ou se adapta às regras de monetização, para usufruir de todas as suas funcionalidades.

A vantagem desse modelo de plataformas é o custo de investimento mais baixo, já que você dispensa o investimento com infraestrutura, manutenção e possíveis atualizações do sistema.

Contudo, a sua desvantagem é a restrição do seu código fonte, porque você não tem um domínio total à algumas alterações dentro da plataforma. Sendo necessário consultar o provedor do serviço caso queira incluir uma nova funcionalidade.

Plataforma EAD própria

Caso você deseje mais autonomia, a melhor opção para você é ter uma plataforma de ensino e gestão só sua, totalmente customizada. Isso pode ser um grande diferencial para seu curso!

Empresas de desenvolvimento de software são muito procuradas para atender esse tipo de demanda, seja para desenvolver softwares personalizados; integrar sistema; implementar novas features em produtos digitais já existentes, ou para resolver problemas internos de gestão ou processos.

Essas empresas buscam entender quais são suas reais necessidades e como atendê-las.

Afinal, é maravilhoso ter uma plataforma online exclusiva no mercado e que atenda diretamente a todas as suas necessidades, de acordo com seus benefícios, diferenciais, conteúdos a serem oferecidos e sem concorrer diretamente com demais criadores de cursos do mesmo segmento que o seu.

É de se pensar, não é mesmo?!

Os dois modelos de plataforma apresentados são válidos e necessários em algum contexto. Tenha em mente qual a sua necessidade, qual solução ou produto você quer desenvolver ou resolver.

E se o seu caso for criar uma plataforma de ensino ou se você quer colocar mais funcionalidades e integrações na sua plataforma, nós da Softeo estaremos ansiosos para conversar com você e te ajudar nessa jornada!

Yuka Takei

Desenvolvedora em formação [■■■■□□□□□□]. Aos 27 anos me descobri apaixonada por tecnologia e decidi mudar drasticamente de carreira! Sempre estou em busca de uma nova obsessão quando se trata de aprendizado e a área de tecnologia trás uma imensidão de possibilidades que me fascina. Nos tempos livres família é minha prioridade, amo viajar, ter novas experiências e ainda quero conhecer o mundo! Aqui no blog, vou compartilhar com vocês um pouco do que tenho aprendido nessa nova jornada, espero que gostem!

plugins premium WordPress