Skip to main content
  • Segmento experimentou um crescimento notável mesmo em meio a um cenário de retração econômica

  • Vendas por meio de aplicativos cresceram de 6% para 15%

  • Relatório Webshoppers 48, da NielsenIQ Ebit, traz perfil do consumidor brasileiro

O segmento de Perfumaria e Cosméticos destacou-se como líder de desempenho em comparação com outras categorias de compras online, como apontado no relatório Webshoppers 48, conduzido pela NielsenIQ Ebit.

De acordo com a pesquisa, durante o primeiro semestre deste ano, o setor de Perfumaria e Cosméticos registrou um crescimento de 5,8% no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2022.

E-commerce: compras de perfumaria e cosméticos cresceram em meio à retração

Fonte: NielsenIQ Ebit

O relatório apontou que essa alta foi impulsionada, sobretudo, pelas datas comemorativas do ‘Dia dos Namorados’ e ‘Dia das Mães’. Em ambas as ocasiões, a categoria de Perfumaria e Cosméticos se destacou como a mais mencionada na intenção de compra dos consumidores.

Essa categoria engloba perfumes, produtos para cabelo, dermocosméticos, tintura para cabelo, secador de cabelo, desodorante, protetor solar e hidratante para o corpo.

A alta no volume de pedidos de Perfumaria e Cosméticos vai na contramão do resultado de outros segmentos consolidados no e-commerce, como Telefonia, Alimentos e Bebidas.

E-commerce: compras de perfumaria e cosméticos cresceram em meio à retração

Fonte: NielsenIQ Ebit

Aplicativo impulsiona as vendas

Outro destaque do primeiro semestre deste ano é o fato de que o número de vendas via aplicativos mais do que duplicou. Nos primeiros seis meses de 2022, 6% dos consumidores brasileiros fizeram compras exclusivamente por meio de aplicativos.

Já no primeiro semestre de 2023, essa porcentagem aumentou para 15% das vendas no comércio eletrônico. Os principais motivos que impulsionam essa mudança são ofertas de frete grátis, promoções e a praticidade oferecida pelos aplicativos usando recursos de notificações.

Além disso, a pesquisa identificou que, devido a um planejamento mais cuidadoso, os consumidores passaram a reduzir a quantidade de pedidos, mas aumentaram o valor gasto em cada compra. Atualmente, o comércio eletrônico atinge um público de 53 milhões de consumidores no ambiente online.

Descubra como a Softeo pode ajudar seu e-commerce a acompanhar o novo hábito de compras online, impulsionado pelo crescimento das vendas via aplicativos.

Otimize sua presença digital e atenda às demandas dos consumidores modernos. Conheça nossa solução de vendas por aplicativo que conecta a sua loja virtual e tem todas as funcionalidades para aumentar suas vendas.

Saiba mais em nossa . Não perca a oportunidade de se destacar no mercado de e-commerce em constante evolução!

Ericka Araujo

Jornalista graduada pela PUC Campinas apaixonada por café e uma boa conversa. Amo aprender sobre diferentes tecnologias e dividir meu conhecimento com todos. Possuo experiência em reportagem diária, produção de conteúdo com SEO, edição e roteirização de podcast.

plugins premium WordPress