Utilizar e acompanhar os fatores de SEO em seu site ou blog é uma tarefa importante, mas impossível de trabalhar com todos eles.
Existem muitos algoritmos e há sempre a atualização, chegam novos e alguns são excluídos. Então, como saber quais são os mais importantes? E como trabalhar com eles?
Este artigo trará estas respostas, mas antes de responder a essas perguntas…
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
É um conjunto de ferramentas de otimização que visam melhorar o posicionamento de sites, blogs e páginas da web nos resultados dos buscadores.
Agora que você já sabe o que é SEO, acompanhe as 10 dicas fundamentais para o bom posicionamento do seu site.
1) Pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo é estudar as palavras-chave. Como saber os termos ideias de pesquisa para o seu conteúdo?
Crie uma lista de palavras que estão relacionadas com o seu produto e verifique se elas possuem grande demanda e baixa concorrência.
Claro que você não deve esquecer das palavras com grande tráfego e alta concorrência, porém, dê prioridade inicialmente as de menor disputa, assim você terá resultados mais rápidos.
Para facilitar a rotina de quem trabalha com SEO, o Google disponibiliza uma plataforma para análise de demanda x concorrência das palavras-chave, o Google Ads (Adwords).
2) Utilize as palavras-chave de maneira correta
Após fazer a pesquisa, é hora de começar a produzir o seu conteúdo.
Para obter sucesso, é recomendado a utilização de palavras específicas, que estejam relacionadas com o seu público-alvo, e as palavras-chave de cauda longa (long-tail kaywords).
Ou seja, são frases com três ou mais palavras.
3) Atenção para a densidade das palavras-chave
Não é porque a palavra-chave é importante que você irá inserir em todo o texto. Use ela de forma natural, sem se preocupar com a quantidade.
Afinal, qualidade é melhor que quantidade. O ideal é que a densidade seja entre 3% e 5%. Assim você vai sinalizar os mecanismos de busca.
Densidade acima de 5% pode atrapalhar o seu trabalho e mostrar que são técnicas artificiais de SEO, como se fosse uma forma de enganar os algoritmos. Você pode ser punido por isso.
Outra observação é que você pode substituir a palavra-chave por sinônimos no decorrer do texto.
Isso mostra que o texto está próximo do natural, pois não é comum a repetição de palavras.
4) Produza conteúdo relevante e de qualidade
O SEO é importante, mas a qualidade do conteúdo é essencial.
Por este motivo, é fundamental que você produza materiais que agregue informação ao seu público, que responda dúvidas e que sejam destaque.
Seu leitor deve terminar de ler seu texto sem ficar com nenhuma dúvida. Isso fará com que ele volte mais vezes ao seu site!
5) URL amigável
O endereço de URL da página (o link do site) deve ser amigável, ou seja, de fácil compreensão e leitura.
Além disso, a palavra-chave deve estar na URL. O endereço deve trazer informação sobre o conteúdo.
Exemplo de URL não amigável: https://softeo.com.br/arquivo.adf?id=8&ref=150
Exemplo de URL amigável: softeo.com.br/ferramentas/ferramentas-para-o-trabalho-remoto
6) Faça meta descrições
As metas descrições são as pequenas descrições que aparecem abaixo do título do seu artigo. Elas resumem o assunto que será abordado.
Quando o usuário pesquisa uma palavra-chave, a meta descrição é o primeiro contato que ele vai ter com o seu site e neste momento ele vai decidir se vai clicar ou não no seu artigo.
Por isso ela deve ter a palavra-chave e uma descrição simples e objetiva sobre o tema abordado.
7) Utilize subtítulos
Os subtítulos também são eficazes para a otimização do SEO. Com eles você pode dividir o texto em tópicos e subtópicos e com isso facilita a leitura e entendimento do seu público.
Separar o texto em tópicos é bom para organizar a linha de raciocínio sobre o assunto e também encontrar a informação de maneira mais rápida.
Internautas adoram sites que trazem a informação que precisam de maneira simples e objetiva.
Entenda os cabeçalhos ou headings
- H1 (Heading 1): Título principal da página;
- H2 (Heading 2): Subtítulos (separa o tópico principal em subtópicos);
- H3 (Heading 3): Acrescenta informações extras no subtópico (H2);
- H4, H5 e outros: Dividir mais informações complementares.
8) Utilize e otimize as imagens
Um bom artigo mistura texto e imagens para tornar a compreensão mais fácil. Mas como otimizá-las para SEO?
É simples. Como os mecanismos de busca não conseguem identificar as imagens (por enquanto), é necessário criar uma descrição.
Essa descrição deve ser feita no “alt text” (texto alternativo). Ele vai funcionar como uma legenda para que a foto seja encontrada na pesquisa.
9) Popularidade do site na web
Além de utilizar as técnicas SEO, você deve engajar a sua página em sites populares da internet, fazer com que mais pessoas vejam o seu conteúdo.
Há duas formas de buscar a popularidade:
Social signals
É um fator de SEO que mede a presença do site nas mídias sociais. Participar das redes sociais Facebook, Twitter, YouTube, entre outras, é fundamental.
Mais pessoas vão ter acesso ao seu conteúdo, poderão compartilhar com outras e comentar sobre o assunto.
Link building
Quanto mais links externos apontarem para o seu site, maior a sua nota e melhor o posicionamento do seu site nas páginas de busca.
O Google possui o Page Rank, fator que analisa a popularidade de acordo com os links externos.
Ele dá uma nota de 0 a 10 de acordo com a quantidade de sites e publicações que recomendam o seu material através do link.
10) Tenha um site ágil e atraente
Se o seu site não for funcional, atraente e de fácil compreensão, o público não irá acompanhar o seu conteúdo.
Não se esqueça de ter um site que carregue rápido, de layout fácil e atraente e opção mobile (para boa visualização pelo celular).
Dicas extras
Se dedicar ao SEO não é fácil, mas seu site estará melhor organizado, mais pessoas irão encontrá-lo e o resultado virá.
Evite técnicas artificiais e trabalhe de forma natural, você irá se acostumar com todas essas dicas e procedimentos para a otimização.
É importante também estar atento as atualizações, porque novos fatores são incluídos e outros retirados. Foque nos mais importantes e faça tudo com atenção. Bom trabalho e boa sorte!