10 dicas de SEO para o bom posicionamento do seu site

10 dicas de SEO para o bom posicionamento do seu site

Utilizar e acompanhar os fatores de SEO em seu site ou blog é uma tarefa importante, mas impossível de trabalhar com todos eles.

Existem muitos algoritmos e há sempre a atualização, chegam novos e alguns são excluídos. Então, como saber quais são os mais importantes? E como trabalhar com eles?

Este artigo trará estas respostas, mas antes de responder a essas perguntas…

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

É um conjunto de ferramentas de otimização que visam melhorar o posicionamento de sites, blogs e páginas da web nos resultados dos buscadores.

Agora que você já sabe o que é SEO, acompanhe as 10 dicas fundamentais para o bom posicionamento do seu site.

1) Pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo é estudar as palavras-chave. Como saber os termos ideias de pesquisa para o seu conteúdo?

Crie uma lista de palavras que estão relacionadas com o seu produto e verifique se elas possuem grande demanda e baixa concorrência.

palavras-chave

Claro que você não deve esquecer das palavras com grande tráfego e alta concorrência, porém, dê prioridade inicialmente as de menor disputa, assim você terá resultados mais rápidos.

Para facilitar a rotina de quem trabalha com SEO, o Google disponibiliza uma plataforma para análise de demanda x concorrência das palavras-chave, o Google Ads (Adwords).

2) Utilize as palavras-chave de maneira correta

Após fazer a pesquisa, é hora de começar a produzir o seu conteúdo.

usar palavras-chave

Para obter sucesso, é recomendado a utilização de palavras específicas, que estejam relacionadas com o seu público-alvo, e as palavras-chave de cauda longa (long-tail kaywords).

Ou seja, são frases com três ou mais palavras.

3) Atenção para a densidade das palavras-chave

Não é porque a palavra-chave é importante que você irá inserir em todo o texto. Use ela de forma natural, sem se preocupar com a quantidade.

Afinal, qualidade é melhor que quantidade. O ideal é que a densidade seja entre 3% e 5%. Assim você vai sinalizar os mecanismos de busca.

densidade palavra-chave

Densidade acima de 5% pode atrapalhar o seu trabalho e mostrar que são técnicas artificiais de SEO, como se fosse uma forma de enganar os algoritmos. Você pode ser punido por isso.

Outra observação é que você pode substituir a palavra-chave por sinônimos no decorrer do texto.

Isso mostra que o texto está próximo do natural, pois não é comum a repetição de palavras.

4) Produza conteúdo relevante e de qualidade

O SEO é importante, mas a qualidade do conteúdo é essencial.

Por este motivo, é fundamental que você produza materiais que agregue informação ao seu público, que responda dúvidas e que sejam destaque.

conteúdo de qualidade

Seu leitor deve terminar de ler seu texto sem ficar com nenhuma dúvida. Isso fará com que ele volte mais vezes ao seu site!

5) URL amigável

O endereço de URL da página (o link do site) deve ser amigável, ou seja, de fácil compreensão e leitura.

url amigável

Além disso, a palavra-chave deve estar na URL. O endereço deve trazer informação sobre o conteúdo.

Exemplo de URL não amigável: https://softeo.com.br/arquivo.adf?id=8&ref=150

Exemplo de URL amigável: softeo.com.br/ferramentas/ferramentas-para-o-trabalho-remoto

6) Faça meta descrições

As metas descrições são as pequenas descrições que aparecem abaixo do título do seu artigo. Elas resumem o assunto que será abordado.

meta descrição

Quando o usuário pesquisa uma palavra-chave, a meta descrição é o primeiro contato que ele vai ter com o seu site e neste momento ele vai decidir se vai clicar ou não no seu artigo.

Por isso ela deve ter a palavra-chave e uma descrição simples e objetiva sobre o tema abordado.

7) Utilize subtítulos

Os subtítulos também são eficazes para a otimização do SEO. Com eles você pode dividir o texto em tópicos e subtópicos e com isso facilita a leitura e entendimento do seu público.

Separar o texto em tópicos é bom para organizar a linha de raciocínio sobre o assunto e também encontrar a informação de maneira mais rápida.

Internautas adoram sites que trazem a informação que precisam de maneira simples e objetiva.

Entenda os cabeçalhos ou headings

  • H1 (Heading 1): Título principal da página;
  • H2 (Heading 2): Subtítulos (separa o tópico principal em subtópicos);
  • H3 (Heading 3): Acrescenta informações extras no subtópico (H2);
  • H4, H5 e outros: Dividir mais informações complementares.

8) Utilize e otimize as imagens

Um bom artigo mistura texto e imagens para tornar a compreensão mais fácil. Mas como otimizá-las para SEO?

use imagens

É simples. Como os mecanismos de busca não conseguem identificar as imagens (por enquanto), é necessário criar uma descrição.

Essa descrição deve ser feita no “alt text” (texto alternativo). Ele vai funcionar como uma legenda para que a foto seja encontrada na pesquisa.

9) Popularidade do site na web

Além de utilizar as técnicas SEO, você deve engajar a sua página em sites populares da internet, fazer com que mais pessoas vejam o seu conteúdo.

popularidade na web

Há duas formas de buscar a popularidade:

Social signals

É um fator de SEO que mede a presença do site nas mídias sociais. Participar das redes sociais Facebook, Twitter, YouTube, entre outras, é fundamental.

Mais pessoas vão ter acesso ao seu conteúdo, poderão compartilhar com outras e comentar sobre o assunto.

Link building

Quanto mais links externos apontarem para o seu site, maior a sua nota e melhor o posicionamento do seu site nas páginas de busca.

O Google possui o Page Rank, fator que analisa a popularidade de acordo com os links externos.

Ele dá uma nota de 0 a 10 de acordo com a quantidade de sites e publicações que recomendam o seu material através do link.

10) Tenha um site ágil e atraente

Se o seu site não for funcional, atraente e de fácil compreensão, o público não irá acompanhar o seu conteúdo.

layout

Não se esqueça de ter um site que carregue rápido, de layout fácil e atraente e opção mobile (para boa visualização pelo celular).

Dicas extras

Se dedicar ao SEO não é fácil, mas seu site estará melhor organizado, mais pessoas irão encontrá-lo e o resultado virá.

Evite técnicas artificiais e trabalhe de forma natural, você irá se acostumar com todas essas dicas e procedimentos para a otimização.

É importante também estar atento as atualizações, porque novos fatores são incluídos e outros retirados. Foque nos mais importantes e faça tudo com atenção. Bom trabalho e boa sorte!

Author

Ericka Araujo

Jornalista graduada pela PUC Campinas apaixonada por café e uma boa conversa. Amo aprender sobre diferentes tecnologias e dividir meu conhecimento com todos. Possuo experiência em reportagem diária, produção de conteúdo com SEO, edição e roteirização de podcast.

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