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Já ouviu falar do co-marketing? Sabe o que é?

Esse conceito pode fazer com que você aumente o seu conhecimento na área do marketing e faça novos projetos, alcançando parceiros e clientes para a sua marca.

Ficou interessado? Então acompanhe as dicas e o passo a passo para realizar o co-marketing.

O que é o co-marketing?

união de pessoas

Co-marketing é a união de duas ou, mais empresas, ou marcas com a finalidade de planejar ações conjuntas de marketing.

Tendo o mesmo público-alvo e interesses, essas companhias podem se unir para realizar novos projetos e alcançar novos patamares juntas.

No mundo digital tem sido cada vez mais comum encontrar parcerias entre marcas ou artistas na produção de conteúdo de qualidade para o público.

Qual a diferença entre co-marketing e co-branding?

pessoas trabalhando juntas

Quando se pensa em marketing compartilhado, lembramos dessas duas estratégias. Mas elas possuem diferença? Sim.

O co-branding tem o objetivo de fortalecer a imagem de duas empresas participantes e conseguir novos clientes através de um produto ou serviço já existente.

Já o co-marketing vê a oportunidade de parceiros para lançar um novo conteúdo (conteúdo/produto/serviço) em conjunto e ambas saírem ganhando.

Vale a pena realizar co-marketing? Veja as vantagens

equipe na mesa de trabalho

Você pode se perguntar “Por que se unir a um concorrente para trabalhar, já que o trabalho é parecido e o público é o mesmo?”.

Confira as principais vantagens do co-marketing e entenda porque essa estratégia é tão utilizada.

Construção de autoridade

Faz bem para a marca mostrar que está junto com outra de grande porte, popular naquele nicho ou referência no mercado.

É como na época de escola, todos queriam ser amigos da turma popular da sala para também ser conhecido e ter uma boa fama.

Nova audiência

Ao fazer co-marketing, você tem acesso a potenciais clientes, pois estará em contato com o público do seu parceiro e eles podem se interessar pelo seu trabalho também.

Além disso, você também pode proporcionar um novo público ao seu companheiro.

Economia de tempo e dinheiro

Já se sabe que quando uma equipe se une o trabalho e feito com boa qualidade, em menor tempo e com menos gastos.

Você pode estabelecer mais atividades aos colaboradores e isso vai gerar economia para a produção do trabalho, porque são mais pessoas envolvidas, e o gasto é menor, porque são duas ou mais empresas envolvidas.

Não se esqueça que além de dividir os custos, os lucros também estão nessa.

Na prática: Como fazer co-marketing?

pessoa fazendo anotações

Uma estratégia de marketing com cooperação demanda muito trabalho e planejamento.

Acompanhe as principais dicas para fazer o seu co-marketing de maneira organizada e que gere bons resultados.

Escolha um bom parceiro

O seu parceiro deve ser uma pessoa dedicada no trabalho e que realmente vista a camisa. É importante que ele:

  • Tenha autoridade de mercado (seja um expertise no assunto e que tenha experiência);
  • Qualidade de conteúdo (produzir conteúdo de qualidade e que esclareça as dúvidas do público);
  • Chance de completar seu produto/serviço (a parceria deve render frutos e agregar ao trabalho que você já produz);
  • Relevância da audiência (que tenha uma grande audiência e engajada).

Planeje com antecedência

Dar início a um novo projeto demanda muita atenção e planejamento, por isso o planejamento deve ser feito com antecedência.

Como será um trabalho de duas ou mais empresas, é necessário verificar a agenda de todos e conciliar as atividades.

Por isso, o recomendado é trabalhar com uma margem de folga para que imprevistos não atrasem as suas metas.

Todos sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, né?

Facilite o trabalho do seu parceiro

Começar uma nova parceria não é fácil, mas se houver uma boa conversa e boas divisões todos saem ganhando.

Sugira estratégias e facilite o trabalho, isso aumenta as chances do seu novo parceiro topar o trabalho em conjunto.

Procure uma relação ganha-ganha

Para garantir um trabalho de co-marketing efetivo, a relação precisa proporcionar vantagens para todos os envolvidos.

Se o trabalho for feito de maneira sincera, respeitando acordos e a parceria, todos vão se sair bem.

Qual a receita para o co-marketing de sucesso?

analisando

Após acompanhar quais são os pontos importantes, veja qual é a receita do sucesso para organizar o seu co-marketing e siga este passo a passo.

Encontre o parceiro ideal

Escolha uma empresa ou pessoa que tenha o mesmo público alvo que você e que possa agregar ao seu trabalho, quem sabe trazendo novos clientes também. Analise também se ele é referência no mercado.

Planeje tudo

A palavra-chave é planejamento. Cada etapa do trabalho precisa ser pensada antes de ser desenvolvida: objetivos, tópicos, quais materiais, como produzir, como divulgar, a divisão de tarefas e o prazo de entrega.

Seja claro e divida as tarefas

Anote todas as tarefas que devem ser feitas e organize o trabalho entre todos os colaboradores. Considere também os pontos fortes e fracos da sua empresa e do seu parceiro.

Avalie os resultados

É muito importante analisar os dados e avaliar os resultados obtidos, sejam eles negativos ou positivos. Assim você observa o que pode continuar a ser feito e as mudanças necessárias.

Veja as métricas disponibilizadas pelas redes sociais e sites e acompanhe o seu crescimento.

O que o co-marketing pode produzir?

trabalho em grupo

A gama de possibilidades é grande e novas ideias também podem surgir. Acompanhe algumas dicas e veja com qual delas você se encaixa (ou melhor, o seu público se encaixaria melhor).

Posts de blog

Blogs são os tipos mais comuns de material produzido através de um co-marketing. Basta pensar no seu público e o que seria relevante para ele.

E-books

E-books são uma outra sugestão, afinal muitas pessoas leem conteúdos digitais e outras adoram livros.

White papers

Os white papers são parecidos com os e-books, a diferença é que são mais curtos e com assuntos específicos.

Webinars

Seminários online podem gerar novos clientes para o seu trabalho. Escolha um palestrante e um tema que o público se identifique e tenha interesse.

Vídeos

Os vídeos são uma opção cada vez mais forte para marketing digital e você pode produzir diversos modelos: entrevista, tutorial, dicas, análises entre outros.

Twitter chats

Você e seu parceiro podem também utilizar o Twitter e criar o Twitter chat. São painéis de discussões gerados após a utilização de uma hashtag (#).

Eventos

Os eventos podem tornar a marca mais poderosa e realizar ele através de um co-marketing ajuda na questão de divisão dos gastos.

Ferramentas

Você pode criar um modelo de documento, planilha ou aplicativo por favor. Ferramentas tem o objetivo de facilitar a vida daquela pessoa.

Exemplos de co-marketing

trabalho em equipe

Está pensando em qual estratégia utilizar ou tentando lembrar alguns exemplos do dia a dia? Confira alguns cases de sucesso abaixo.

Anitta

A cantora carioca Anitta é conhecida no Brasil e no mundo e é um bom exemplo de co-marketing.

Ela já fez parceria com muitos artistas internacionais e isso fez com que a fama dela aumentasse ainda mais. Os hits já foram gravados com Maluma, Snopp Dogg, Wesley Safadão e outros.

Uber e Spotify

Esses são dois aplicativos muito utilizados e que possuem público similares. Fizeram uma ação em que a pessoa pedia uma corrida pelo Uber e o aplicativo dava um aviso para ela selecionar uma playlist para a viagem.

Red Bull e GoPro

A marca mais famosa, líder de mercado para energéticos e que patrocina eventos esportivos. A outra é fabricante de câmeras fotográficas de aventura. Grande parceria né?

Em 2012, Red Bull e Gopro se uniram para apoiar o paraquedista Felix Baumgartner em uma quebra de recorde: salto de aproximadamente 39 quilômetros de altura!

Gostou das dicas? Invista seu trabalho e tempo no co-marketing e conquiste bons resultados na sua empresa.

Se precisar de ajuda, fale conosco! Enquanto isso navegue no nosso blog.

Ericka Araujo

Jornalista graduada pela PUC Campinas apaixonada por café e uma boa conversa. Amo aprender sobre diferentes tecnologias e dividir meu conhecimento com todos. Possuo experiência em reportagem diária, produção de conteúdo com SEO, edição e roteirização de podcast.

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