Fintech e ERP: otimize agora o processo da sua empresa!

Fintech’s e EPR: otimize o processo da sua empresa!

Seja você empresário ou colaborador, provavelmente já enfrentou alguns desses problemas no dia-a-dia: processos repetitivos, morosos, informações duplicadas, ter que entrar em vários sistemas diferentes para ter acesso a informações.

O pesadelo de qualquer empresa!

Isso acontece porque em qualquer organização há uma grande quantidade de informações e processos acontecendo a todo o momento, em diferentes setores e a maioria das empresas utilizam mais de uma ferramenta informatizada para ajudar a gerenciar esses processos.

O problema disso é que, nem sempre, as informações entre setores estão alinhadas ou interligadas no sistema e isso acaba acarretando diversos problemas que podem impactar, por exemplo, no controle de caixa; no controle de estoque; no armazenamento de informações e isso traz grandes prejuízos a empresa.

Isso porque trata-se de um esforço passível de erros e a consolidação dos dados torna-se uma tarefa necessária e recorrente.

A tecnologia trouxe mais praticidade, eficiência e maiores oportunidades nos ambientes empresariais e corporativos. Mas estamos na era da transformação digital e novos modelos de negócio surgem a todo momento, exigindo que empresas se adaptem cada vez mais.

E nessa corrida por sistemas e tecnologia para atender a demanda, aqueles que possuem o sistema mais completo e adaptado, tem lugar de destaque!

E com isso, para sanar essas dores e demandas, muitas empresas têm adotado softwares de gestão, os chamados ERP ou Enterprise Resource Planning para auxiliar suas atividades e garantir uma melhor performance nos negócios.

A seguir, vamos abordar a importância da ERP, expor como essa ferramenta tem ajudado as empresas há algumas décadas e mostrar como uma integração com uma fintech pode ajudar a facilitar ainda mais a gestão do seu negócio.

ERP? O que significa ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrada) fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Essa plataforma integra em um único sistema todos os serviços, facilitando a vida de quem cuida da empresa, pois dá maior visibilidade a cada operação, além de minimizar erros e duplicidade de informações.

Fintech e ERP: otimize o processo da sua empresa!

Quando uma empresa não conta com um sistema único para automatizar seus processos, as rotinas normais de cada setor, como por exemplo contas a pagar do financeiro, já são o suficiente para tomar muito tempo da equipe e somando isso às demais rotinas, o trabalho se torna cansativo, moroso e ineficiente.

Por isso, há algumas décadas os sistemas de gestão do tipo ERPs começaram a dominar o mercado a fim de evitar problemas causados pela falta de integração devido ao uso de sistemas separados para cada setor, onde determinados conjuntos de dados e informações ficam presos em seus respectivos setores, impedindo a consolidação correta dos dados para que estratégias possam ser traçadas e realizadas de forma eficiente.

O uso dos ERPs vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos e isso se deve a necessidade de gerenciar todos os setores da empresa de maneira fácil e em um único lugar. Como uma ERP de fato ajuda?

Confira suas vantagens:

  • Organização;
  • Gestão sólida e integrada;
  • Controle de processos;
  • Controle eficiente dos tributos;
  • Redução de custos;
  • Redução de erros;
  • Inteligência de negócios;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Relatórios eficientes.

São inúmeros os benefícios em se ter uma ERP para te auxiliar na gestão da sua empresa.

É um dos melhores investimentos a fazer se você está em busca de ter processos otimizados, uma vez que as tarefas são realizadas em menos tempo, sem falar na redução de custos e maior produtividade.

Fintechs, você sabe o que é?

Nos últimos anos esse nicho vem crescendo no mercado e é consequência da necessidade do consumidor por serviços mais acessíveis, convenientes e sem muita burocracia.

Por isso, as fintechs já fazem parte do nosso dia-a-dia e mudou a forma como nós, consumidores, nos relacionamos com as formas de pagamento e a maneira das empresas de se relacionar com seus clientes.

Muitos de nós já utilizam diversos serviços desses segmentos, mesmo sem saber essencialmente o que significa o termo.

Esse termo tão utilizado atualmente e em grande ascensão surgiu da junção de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia) e, bom, essa combinação já entrega sua essência, não é mesmo?

São empresas de tecnologia financeira, que proporcionam soluções inovadoras em diferentes produtos e serviços financeiros para seus clientes através de serviços digitais. E não se restringem apenas a bancos digitais.

São diversos tipos de fintechs existentes:

  • Fintechs de Pagamento;
  • Fintechs de Crédito ou Empréstimo;
  • Fintechs de Crowdfunding (financiamento coletivo);
  • Fintechs de Bitcoins;
  • Fintechs de controle financeiro;
  • Fintechs de investimentos.

O setor financeiro está vivendo uma reinvenção em seu modelo de negócios, com a diminuição da circulação do dinheiro em papel, e isso se deve em grande parte a esse novo modelo de negócio.

Afinal, não faz mais sentido que tenhamos que usar bancos, corretoras e financeiras como antigamente, certo?

As fintechs vieram para facilitar o acesso a serviços financeiros e agilizar muitos processos, além de diminuir a burocracia e reduzir os custos.

Muitas pessoas ainda se sentem inseguras em sua utilização, mas o setor financeiro é bastante embasado em normas e regras, instituições reguladoras que garantem que as atividades sejam monitoradas, mesmo as fintechs sendo novidade, seguem regras rígidas a fim de garantir a segurança de seus clientes.

Como ERPs e fintechs trabalham juntas?

Quem trabalha no mundo empresarial sabe que para se ter sucesso é imprescindível que se INOVE e, ao pensar em facilitar ainda mais o trabalho da empresa, alguns desenvolvedores começaram a oferecer a integração de suas ERPs com fintechs, tornando o produto ainda mais eficiente!

Com o intuito de poder realizar pagamentos e receber créditos de forma mais rápida, essa integração vem com o objetivo de eliminar etapas de processos, agilizar operações, facilitar o pagamento, recebimento e controle de caixa.

Um exemplo de como visualizar essa integração é: convergência entre meios de pagamento e a gestão de caixa em uma só solução, ou, a possibilidade de visualizar a agenda de recebimentos e comandar antecipações de acordo com a necessidade de caixa.

Assim, a empresa consegue ter total visibilidade e controle de pagamentos, uma vez que o processo foi automatizado. Desta forma, a automatização de pagamentos e de transferências dá ao usuário final a ferramenta necessária para entregar um produto/serviço completo para seus clientes.

Tenha as soluções das fintechs no dia a dia da sua empresa

O futuro é digital, e isso não é mais uma novidade! A tecnologia está cada vez mais dentro da realidade das pessoas e as fintechs vão revolucionar ainda mais o mercado.

E no meio dessa revolução digital sua empresa está preparada para o futuro?

Tornar o seu sistema mais robusto e adaptá-lo às mudanças, a fim de acompanhar as evoluções tecnológicas é essencial para sobreviver no mercado e se destacar da concorrência.

Isso porque quando uma ERP se integra a uma fintech, tudo se transforma em um só sistema. Os dados convergem e se comunicam, todo o processo fica integrado e com isso é possível que todas as transações de valores sejam informadas diretamente ao departamento da empresa, ou seja, o fluxo financeiro fica disponível no sistema de forma imediata!

Sem essa integração a gestão fica passiva de erros, pois lançamentos manuais podem conter falhas. No setor financeiro, por exemplo, é necessário tomar muito cuidado durante a digitação, controle, conferência dos dados.

Já na parte de vendas, fazer o controle em um ambiente e o de pagamento em outro, e ter que relacionar ambos para verificar se estão equiparados, além de trabalhoso, se não for feito com muita cautela pode comprometer a logística de entrega do produto/serviço ao consumidor final. E, isso pode afetar a relação com o cliente e a imagem da marca.

Logo, a integração facilita a rotina financeira da empresa e a automatização dos processos de pagamentos e transferências. Assim, todo o fluxo e split são feitos sem nenhuma interferência humana.

Essa conexão agiliza as tarefas e, assim, os gestores conseguem controlar melhor o fluxo de caixa e seus resultados finais com maior facilidade e clareza.

Mais do que facilitar, a integração de ERPs e fintechs levam a uma gestão financeira mais assertiva e prática, garantindo que os líderes analisem os dados sob uma nova perspectiva e achem soluções inovadoras, capazes de transformar a realidade de seus negócios.

Você quer todas as vantagens de uma fintech com a facilidade em integrar tudo isso com o seu ERP? Com a Softeo isso é possível!

Ajudamos você a resolver os problemas no processo, podemos automatizar, simplificar e agilizar, aumentando a confiabilidade das informações. E se você não tem um sistema ainda, também podemos te ajudar a concretizar suas ideias!

Para conhecer mais, acesse nosso site e confira todas as informações sobre essa e todas as soluções que a Softeo pode oferecer para você!

Author

Yuka Takei

Desenvolvedora em formação [■■■■□□□□□□]. Aos 27 anos me descobri apaixonada por tecnologia e decidi mudar drasticamente de carreira! Sempre estou em busca de uma nova obsessão quando se trata de aprendizado e a área de tecnologia trás uma imensidão de possibilidades que me fascina. Nos tempos livres família é minha prioridade, amo viajar, ter novas experiências e ainda quero conhecer o mundo! Aqui no blog, vou compartilhar com vocês um pouco do que tenho aprendido nessa nova jornada, espero que gostem!

plugins premium WordPress